segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Unidade do Espírito Santo


A UNIDADE DO ESPIRITO SANTO – Jo 17:1

INTRODUÇÃO:

·                    O que levou Jesus a esta oração? Vamos ver alguns versos de alguns capítulos anteriores a esta oração de Jesus:

·                    Jo 14:15-18;26
·                    Jo 15:26
·                    Jo 16:5-8; 13-15

·                    Jesus decorre os capítulos 14, 15 e 16 falando acerca do Espírito santo e entra no capitulo 17 orando por uma unidade.
 
Jesus estava falando a seus discípulos em ton de despedida e ao mesmo tempo fazendo um resumo de tudo que tinha ensinado no seu tempo com eles.
E de contrapartida apresentava o Espírito Santo  e os ensinava como se relacionar com o mesmo.

DESENVOLVIMENTO

·                    Jo 17:20 Aqui Jesus inclui eu e você na oração.
·                    Jo 17:21 Motivo da sua oração.
·                    Jo 17:22-23 Orou pedindo unidade.

·                    Mas diferente do que parece Jesus não pedia a unidade entre os discípulos, entre os irmãos, mas da UNIDADE ENTRE OS HOMENS E O ESPÍRITO SANTO.

·                    O que causa divisão na igreja?  Carnalidade, obras da carne. Gl 5:19-21
·                    Se você se tornar um com o Espírito Santo isso vai tratar a sua carnalidade e você vai para de ser orgulhoso, invejoso, para de cobiçar o que é do irmão.

·                    E isso vai nos tornar pessoas mais maleáveis (diz-se daquilo ou daquele que é capaz de mudar para se adaptar a uma nova situação; que pode ser dobrado com facilidade). Mt 6:14

·                    É impossível conciliar carne e Espírito. Gl 5:17-18
·                    Ao desenvolver UNIDADE com o Espírito Santo nos automaticamente produzimos as obras do Espírito. Gl 5:22-26
·                    E essa relação com o Espírito vai nos levar a uma UNIDADE com os irmãos.
·                    Por isso eu entendo que impossível ganhar essa cidade sozinho.
·                    Precisamos de todas as igrejas dessa nação, não somos concorrentes, os cristãos dessa nação não são nossos concorrentes.  O seu irmão não é seu concorrente.
·                    Ser um com meu irmão é uma conseqüência de ser um com o Espírito Santo. Precisamos ser um com o Espírito.
·                    A unidade tem poder para nos nivelar uns com os outros
·                    Mt 6:14 / Mt 7:1-5

CONCLUSÃO:

Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos. At 2:44-47
Esta é a igreja dos ultimos dias, uma igreja desprendida do material, uma igreja unida, uma igreja voltada para o reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário